top of page

Disfunções da ATM

Você sabe a diferença entre ATM e DTM?

   Ambos os termos estão corretos, com significados diferentes: ATM é a sigla para Articulação Temporomandibular (uma estrutura normal e presente nos indivíduos) e DTM é a sigla para Disfunção Temporomandibular, que se refere a algum problema que acomete a ATM.

DOR E DISFUNÇÃO DA ATM

      A Articulação Têmporo-Mandibular (ATM) é uma estrutura bilateral (de ambos os lados), dinâmica, responsável pelos movimentos da mandíbula (para mastigação, fala, etc). Funciona como uma complexa dobradiça, com movimentos em várias direções, sempre um lado em coordenação com o outro. Entre duas superfícies ósseas, está um disco fibroso (disco articular), responsável por proteger e viabilizar os movimentos entre eles. Outras estruturas estão presentes (fluidos, ligamentos, vasos e nervos) e a forma como todo o complexo muscular e ósseo da face trabalha tem repercussões nas Articulações Têmporo-Mandibulares.

       As doenças que acometem as ATMs são de diversas causas, intensidades e repercussões clínicas, que envolvem estalidos ou creptações ao abrir a boca, acompanhados ou não por dor na região próxima ao ouvido (ou até mesmo dor de ouvido) ou limitação dos movimentos, sobretudo da abertura da boca. Esse grupo de doenças é chamado de Desordens ou Disfunções Temporo-Mandibulares (DTMs).

        O tratamento das DTMs é complexo e pode variar de acordo com o paciente e aspectos individuais envolvidos, desde a prescrição de medicamentos e orientaçãos, uso de placas miorrelaxantes (dispositivos para não apertar os dentes durante o sono – Bruxismo), até procedimentos cirúrgicos como lavagem interna (artrocentese ou artroscopia para lavagem, quando realizada via vídeo e microcâmera), reposicionamento do disco articular (discopexia) ou, em casos mais extremos, a reconstrução total da ATM com uma prótese. Para uma correta decisão de tratamento é necessária uma boa avaliação clínica do paciente e exames complementares (radiografias, ressonância magnética, tomografia).

Nas imagens podemos observar a anatomia da articulação têmporo-mandibular com o disco articular fora de sua posição. Esta condição pode ser avaliada no exame de ressonância magnética e pode causar reabsorções ósseas, gerando inicialmente estalidos, podendo evoluir para dor e limitação da abertura de boca. As opções cirúrgicas de tratamento precisam ser bem indicadas, podendo variar de uma abordagem por video para lavagem e viscosuplementação ou até mesmo a substituição total da articulação por prótese.

Fiz o tratamento e hoje não sinto mais dores ao abrir a boca.

Vanda

Hoje eu posso sorrir e mastigar à vontade, sem me preocupar. Foi bem tranquilo antes, durante e depois.

Heliete Mota

©2025 por Dr. André Serra ®. Todos os direitos reservados.

bottom of page