top of page

IMPLANTES DENTÁRIOS

Voltando a sorrir.

        O implante dentário é, atualmente, a melhor forma de substituir um dente perdido ou não existente. Trata-se de um procedimento seguro quando bem planejado. Um parafuso feito por  material biocompatível instalado e integrado ao osso, substituindo a raiz dos dentes perdidos ou ausentes. Neste parafuso é fixada a prótese (dente artificial). Os implantes são capazes de suportar com eficiência e a longo prazo as cargas mastigatórias, com estética de excelência.

QUEM PRECISA

      Os dentes podem estar ausentes por terem sido extraídos devido a uma cárie extensa ou doença periodontal (problemas da gengiva e ossos que tem como característica os dentes amolecerem). Em alguns casos o paciente pode nunca ter formado o dente (anodontias). A ausência dentária (edentulismo) é um problema estético e funcional. Afeta o sorriso e auto-estima do paciente, além de prejudicar na mastigação, gerando outros problemas de saúde.

Implante Dentário

COMO SÃO FEITOS?

Implantes Dentários

      Normalmente sob anestesia local, com ou sem sedação, de forma totalmente indolor. São instalados nos ossos maxilares parafusos de titânio, material especial e compatível com o corpo humano, o que evita a rejeição. Em alguns casos é possível a instalação de implantes sem cortes, através de um planejamento bastante preciso em computador (Veja os cuidados pós-operatórios). Após um período de consolidação (osseointegração) são confeccionadas as próteses, que são dentes artificiais com uma aparência natural. Em alguns casos, é possível a instalação dos implantes e das próteses no mesmo momento da remoção do dente danificado (carga imediata).

PRÓTESE PROTOCOLO

   A prótese protocolo sobre implantes é uma das soluções mais eficazes para reabilitar pacientes que perderam todos os dentes superiores, inferiores ou ambos. Esse tipo de tratamento utiliza de 4 a 6 implantes dentários para fixar uma prótese completa, firme e estável, substituindo a dentadura tradicional. O resultado é uma mastigação muito mais eficiente, fala natural e estética facial rejuvenescida, já que a prótese devolve suporte para os lábios e para o terço inferior da face. A prótese protocolo é totalmente personalizada, oferecendo conforto, segurança e um sorriso natural que não se movimenta ou solta durante o dia. É uma das reabilitações mais modernas da odontologia, proporcionando qualidade de vida, autoconfiança e funcionalidade duradoura.

IMPLANTES SEM CORTES

     A tecnologia nos permite recursos incríveis cada dia mais. Um deles é a possibilidade de prever e planejar em computador as posições dos implantes através de exames. Este planejamento é transferido a uma peça confeccionada por uma impressora 3D, chamada de "Guia Cirúrgico". Com isso, é possível fazer a instalação de implantes mesmo nos casos onde há pouca estrutura óssea disponível, sem a necessidade de expor os maxilares com cortes na gengiva para visualização. Isso torna a cirurgia mais rápida, previsível e segura, consequentemente um melhor pós-operatório e prótese melhor adaptada, em menos tempo.

IMPLANTES PERSONALIZADOS

Os Implantes Personalizados (ou customizados) são uma excelente opção para os pacientes de tiveram perdas dentárias e ósseas complexas. Este tipo de reabilitação dispensa a necessidade de enxertos ósseos, pois utiliza outras regiões da face para ancoragem da prótese. Com base em exames, é confeccionada (em impressora específica) uma peça de titânio que se encaixa perfeitamente ao esqueleto do paciente, já na posição ideal pensada para a prótese dentária, que pode ser prontamente utilizada (carga imediata). Este tipo de cirurgia é realizada sob anestesia geral, em ambiente hospitalar.

Enxerto Ósseo

O QUE SÃO ENXERTOS?

        Quando não existem mais os dentes, o osso de suporte perde a função e é reabsorvido, por vezes com dimensões insuficientes para a instalação dos parafusos. Neste caso, é necessário reconstruí-lo para viabilizar os implantes. A reconstrução do local do osso pode ser feita em consultório ou ambiente hospitalar (em grandes magnitudes, por um Cirurgião Bucomaxilofacial). Pode ser utilizado um fragmento ósseo removido do próprio paciente, em outro local da boca, onde há disponibilidade, ou material especial para esta função.

                Além dos enxertos de osso, em casos específicos, é indicado o enxerto de gengiva, também removida de outra região da boca do próprio paciente, com finalidade de proteção e preenchimento ao redor do implante, melhorando a estética do sorriso.

Sala médica minimalista

Depoimentos

Excelente equipe e atendimento. Gostei muito do resultado. Obrigada, Dr. André, por me fazer voltar a sorrir.

Gilda Portugal
Implantes Dentários

Foi uma grata surpresa ter encontrado Dr. André. O tratamento foi algo que melhorou em muito a minha qualidade de vida.

José Jorge Mehmere
Implantes Dentários

Hoje eu posso sorrir e mastigar à vontade, sem me preocupar. Foi bem tranquilo antes, durante e depois.

Heliete Mota
Implantes Dentários

©2025 por Dr. André Serra ®. Todos os direitos reservados.

bottom of page